Belo Horizonte e sua região metropolitana podem ter a pior chuva do ano nesta sexta-feira, 24 de janeiro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Segundo O Tempo, a Inmet aponta uma expectativa de que o volume de água a cair sobre a região ultrapasse 100 mm, o volume de chuva que atingiu a cidade neste domingo (19) e causou transtornos diversos.
Historicamente, chove cerca de 320mm ao longo de todo o mês de janeiro na capital mineira. Ou seja, cumprida a expectativa, terá chovido então aproximadamente 1/3 do esperado para todo o mês em apenas um dia.
Em apenas duas horas de chuvas com 100mm no domingo, inúmeros pontos de transbordamento de córregos e enchentes foram registrados em Belo Horizonte, sendo o pior deles na avenida Tereza Cristina, se estendendo até Contagem, na região metropolitana. A via, uma das principais dos dois municípios, se transformou em rio. Moradores da região observaram seus objetos pessoais e bens materiais sendo levados pela força das águas e tomados por lama. Situação igualmente trágica aconteceu na Vila Barraginha, em Contagem.
O Inmet também publicou uma lista de recomendações a serem seguidas por moradores da cidade, como evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões no momento mais intenso da tempestade. As pessoas também devem evitar estacionar debaixo de árvores ou atravessar ruas alagadas.
A defesa civil de Belo Horizonte lançou o seguinte tweet também: